Prefeitura publica relatório com resultado da licitação para construção da Ponte Joinville

  • SECOM PMJ -

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, publicou nesta quinta-feira (16/3), o relatório de avaliação e julgamento das propostas do Edital 335/2022, para Contratação de Empresa Especializada para Construção da Ponte Joinville. Dois consórcios, formados por empresas, apresentaram a documentação para participar da licitação.

Após a abertura das propostas, no dia 29 de fevereiro, a Comissão de Licitação constatou que um dos consórcios não havia apresentado a Garantia de Proposta e, por esse motivo, foi rejeitado, não tendo a proposta analisada. A Garantia de Proposta, no valor de R$ 5 milhões, e um contrato de seguro específico para a execução da obra são diferenciais dessa que é uma Licitação Pública Internacional de Contratação de Obras Civis. Este consórcio não teve a possibilidade de apresentar posteriormente a documentação faltante porque a Garantia de Proposta constava entre os requisitos mínimos para avaliação.

Durante a verificação da documentação do segundo consórcio, não foi encontrado o documento que comprova experiência prévia de utilização do sistema cantitravel, método que será utilizado para a construção da ponte. A experiência é exigida conforme descrito no Edital: “Execução e lançamento de vigas de concreto armado protendido por meio de treliça lançadeira, com vão mínimo de 30m, no sistema cantitravel”. Outro item que faltou, foi a comprovação de qualificação técnica do engenheiro sanitarista ambiental.

Diante disso, a Comissão de Licitação efetuou diligências para que o consórcio apresentasse a documentação faltante. Como as comprovações não foram entregues, não houve classificado na licitação.

Após a publicação do relatório de avaliação, há um prazo legal de cinco dias úteis para a apresentação de recursos. A Prefeitura de Joinville vai aguardar o prazo e, caso não haja contestação, inicia o trâmite para a publicação de um novo Edital para a contratação da empresa especializada para a obra.


Sobre a Ponte Joinville

A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para estacionamento, ciclovia e calçada para pedestres. A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.


Os recursos para as obras são provenientes do contrato de financiamento de US$ 40 milhões que foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fonplata dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

Por se tratar de um financiamento internacional, antes da contratação da empresa que vai executar a obra, a Prefeitura de Joinville fez a licitação para contratação da supervisão do serviço. O vencedor do processo de supervisão foi o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute.

Além de fiscalizar a execução da obra, cabe ao consórcio a supervisão da readequação do sistema viário do entorno, as análises dos projetos executivos, elaboração de projetos de iluminação pública, controles gerencial, tecnológico, documental, físicofinanceiro, ambiental e de segurança do trabalho, além da elaboração do plano de operação e manutenção do empreendimento.​

Prefeitura de Joinville entrega mais de 200 certificados de Regularização Fundiária na Vila Cubatão Anterior

Prefeitura de Joinville entrega mais de 200 certificados de Regularização Fundiária na Vila Cubatão

Eventos ao ar livre são opções de lazer para o joinvilense nos próximos dias Próximo

Eventos ao ar livre são opções de lazer para o joinvilense nos próximos dias

Deixe seu comentário